sábado, 19 de outubro de 2013

Cavaco diz que mal-entendido com Angola será ultrapassado





O presidente da República pronunciou-se, esta sexta-feira, sobre as relações entre Portugal e Angola, depois de o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ter anunciado o fim da parceria estratégica entre os dois países, considerando Cavaco Silva que «estes mal-entendidos serão ultrapassados».

Cavaco Silva está de visita ao Panamá onde, em declarações aos jornalistas, revelou que já ocorreram contactos entre o seu gabinete e o do presidente angolano para resolver o assunto, afirmando que «as conversas correram bem», sem adiantar mais detalhes sobre o que foi falado, defendendo que «não é altura de alimentar mal-etendidos.

«Por vezes surgem mal-entendidos e estou seguro que estes mal-entendidos serão ultrapassados», referiu Cavaco Silva, sublinhando que «o povo angolano é amigo de Portugal, tal como o povo português é amigo de Angola» e que os «agentes políticos angolanos merecem todo o respeito».

«As relações muito especiais que existem entre Portugal e Angola não podem ser postas em causa por mal-entendidos ou por eventuais desinformações que venham a público, quer em Portugal, quer em Angola e é nesse sentido que eu irei continuar a trabalhar», reforçou Cavaco Silva.

O chefe do Estado sublinhou ainda que «o investimento angolano é importante para o crescimento económico português». «Devemos acolher os empresários angolanos com a mesma abertura e respeito com que os empresários portugueses são acolhidos em Angola», defendeu Cavaco Silva.

Considerando que o facto de José Eduardo dos Santos ter anunciado o fim da parceria estratégica entre os dois países se trata de um «mal-entendido» Cavaco Silva acredita que os dois países vão «ultrapassar as atuais dificuldades». «Estou convencido as relações entre Portugal e Angola, ultrapassadas estas dificulades, vão continuar a todos os níveis», acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário