Num curto espaço de tempo já não vai ser preciso vistos nos passaportes dos angolanos que queiram viajar para África do Sul e vice-versa.
Os dois países estão os mecanismos para a supressão dos vistos neste tipo de passaportes. Ontem, a ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros garantiu que isso vai acontecer mais cedo do que muita gente espera.
Tudo ocorreu quando o presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu uma mensagem escrita do seu homólogo da África do Sul, Jacob Zuma, que aborda questões ligadas a consultas bilaterais e regulares sobre a cooperação bilateral, de que foi portadora a ministra dos Negócios Estrangeiros sul-africana, Maite Kuana.
Disse que a mensagem é de agradecimento e homenagem a tudo quanto Angola fez para com a África do Sul, porque sem o apoio dos angolanos os sul-africanos não estariam a celebrar 20 anos de liberdade que se assinalam a sete de Maio, data da realização das novas eleições neste país.
Instada a pronunciar-se sobre o estado das relações entre os dois países no quadro da SADC, Maite Kuana, qualificou-as de " bastante boas".
Destacou, por outro lado, o facto deste ano realizarem-se eleições em quatro países membros da SADC: Moçambique, África do Sul, Malawi e Namíbia, considerando este exercício " um festival da democracia " na região.
Sem comentários:
Enviar um comentário