quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Congresso aprova acordo fiscal e põe fim a impasse político






Democratas e Republicanos chegaram ontem a acordo sobre a elevação do teto da dívida norte-americana, pondo um ponto final no impasse político que se vivia nos Estados Unidos, marcado pelo encerramento do Governo federal.

O Congresso norte-americano aprovou um acordo de última hora para acabar com a crise política que paralisou parcialmente os serviços e que colocou a maior economia do mundo numa situação que poderia terminar com uma catástrofe económica internacional.

O Senado e a Câmara dos Deputados aprovaram a medida que permite aumentar o teto da dívida e o presidente Barack Obama mostrou-se disponível para dar início à reabertura do governo «imediatamente».

O chefe de Estado assinou a lei que permite aumentar temporariamente o limite da dívida do país e reativar o Governo federal, depois da aprovação da Câmara dos Representantes, com 285 votos a favor e 144 contra, e do Senado (81 votos contra 17).

O acordo alcançado financia o governo até 15 de janeiro e eleva o teto da dívida até 7 de fevereiro, data a partir da qual surgem receios de nova paralisação.

Sem comentários:

Enviar um comentário